Estudo israelense revelou benefícios de fazer uma dieta mediterrânea verde

Reduz a gordura intra-hepática e também previne doenças como fígado gorduroso não-alcoólico. “Refinamos a dieta e descobrimos elementos que podem fazer mudanças drásticas”, disse o pesquisador principal do projeto.

De acordo com um novo ensaio de intervenção clínica de longo prazo liderado por pesquisadores da Universidade Ben-Gurion no Negev, uma dieta mediterrânea verde reduz a gordura intra-hepática e também previne doenças como fígado gorduroso não-alcoólico (DHGNA).

“Nos últimos 20 anos, nossa equipe de pesquisa e outros grupos demonstraram, por meio de rigorosos ensaios randomizados de longo prazo, que essa alimentação é a mais saudável”, disse a pesquisadora principal, Professora Iris Shai, epidemiologista da Faculdade de Saúde Pública da BGU.

Alguns dos ingredientes da dieta mediterrânea verde.

A doença hepática gordurosa não-alcoólica é chamada de acúmulo de gordura no fígado em pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool. Embora alguma gordura seja normal, o excesso (5% ou mais) leva à resistência à insulina, diabetes, risco cardiovascular, bem como a uma menor diversidade de microbiomas intestinais e desequilíbrio microbiano. Afeta de 25% a 30% das pessoas nos Estados Unidos e na Europa.

Atualmente não há medicamento disponível para tratar fígado gorduroso e a única intervenção é a perda de peso e a redução do consumo de álcool. O ensaio clínico nutricional de ressonância magnética, conduzido por uma equipe de pesquisa internacional, é o primeiro a desenvolver e testar uma nova dieta mediterrânea verde.

Professora Iris Shai, epidemiologista da Faculdade de Saúde Pública da BGU.
Dra. Iris Shai, epidemiologista da Faculdade de Saúde Pública da BGU.

“Refinamos a dieta e descobrimos elementos que podem fazer mudanças drásticas na gordura do fígado e outros fatores”, disse Shai. Esta dieta é rica em vegetais e inclui uma ingestão diária de nozes e carnes vermelhas menos processadas.

Também é enriquecido com componentes verdes, ricos em polifenóis, que incluem de três a quatro xícaras de chá verde por dia e 100 gramas de um smoothie verde Mankai, uma planta verde aquática – também conhecida como lentilha aquática – que tem um alto teor de proteína biodisponível, ferro, B12, vitaminas e minerais.

“Enfrentar essa doença hepática comum por meio de uma intervenção específica no estilo de vida poderia promover uma estratégia nutricional mais eficaz”, disse o Dr. Anat Yaskolka-Meir, primeira autora e membro da Escola de Saúde Pública da BGU. Ele acrescentou: “Este ensaio clínico demonstra uma ferramenta nutricional eficaz para DHGNA além da perda de peso.

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O estudo de 18 meses começou em 2017 no Centro de Pesquisa Nuclear do Negev, quando 294 trabalhadores de 50 anos com obesidade abdominal foram divididos aleatoriamente em três grupos: dieta saudável, dieta mediterrânea e dieta mediterrânea verde.

Além da dieta, todos os participantes receberam uma série de exercícios físicos com uma adesão gratuita à academia. Os participantes foram submetidos a ressonância magnética para quantificar a proporção exata de excesso de gordura intra-hepática antes e depois do ensaio.

Legumes de comida saudável

Os resultados mostraram que todas as dietas levaram à redução da gordura hepática. No entanto, a dieta MED verde produziu uma redução de 39% na gordura hepática, em comparação com 20% da dieta mediterrânea tradicional e 12% das diretrizes alimentares saudáveis. Os resultados foram significativos após o ajuste da perda de peso.

No geral, a dieta verde MED produziu reduções drásticas no fígado gorduroso e a prevalência de DHGNA diminuiu de 62% para 31,5%. Especificamente, um maior consumo de mankai e nozes e um menor consumo de carne vermelha processada foram significativamente associados ao grau de perda de IHF, após o controle de outras variáveis.

David Elmescany

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